domingo, 20 de outubro de 2013

JARDIM CIDADE - Meu bairro, minha comunidade Parte 2 - Conheça o Caso



Por: Ismênia Nunes

CASAN - PREFEITURA

Todos os dias ao andar pelas ruas de minha comunidade deparo-me com cenas e situações que não poderia deixar de compartilhar. Uma situação que me chamou a atenção foi o esgoto a céu aberto que há dias corre sem que a CASAN tome qualquer providência. Na entrada da rua lemos uma placa escrita à mão: “Cuidado cidadão, esgoto a céu aberto”. Depois de alguns dias nesta situação, ao invés da CASAN consertar, sua atitude foi retirar a placa escrita a mão e colocar um cavalete da CASAN; como quem diz: “Já vimos, aguarde um pouco mais. No momento todos os nossos atendentes estão ocupados.” Parece piada com o povo, se a CASAN esteve no local, colocou a placa por que não executou o serviço. O local fica numa esquina com a Rua Candido Amaro Damásio e Rua das Papoulas. Entre o Jardim Cidade e a Bela Vista. Bem na rua da Superação Academia.




CELESC – PREFEITURA – GUARDA MUNICIPAL

Outra situação não menos importante é com relação à iluminação da Praça da Bela Vista, localizada na Rua das Orquídeas. As luminárias que foram lá colocadas estão sendo quebradas e até roubadas. As fotos mostram isto. Claro que falta educação a quem faz uma coisa dessas. Solicitamos a Prefeitura de São José a recolocação da iluminação e mais rondas. Onde anda a Guarda Municipal? A Guarda Municipal deveria estar nas ruas, mas muitos estão é trabalhando dentro de prefeituras ou mesmo órgãos públicos. E quem paga por isso? Pagamos pela iluminação, pela troca das lâmpadas quebradas e pelo salário dos Guardas Municipais que não trabalham para o povo. E as ruas? As escolas? Admiro o trabalho da prefeita, mas quando se elegeu prometeu que colocaria a Guarda Municipal na frente da Estácio à noite; mas eles também não estão lá.




POSTO DE SAÚDE da BELA VISTA

O Posto de Saúde da Bela Vista I está sem médico para a área 14. Cada área atende várias ruas do bairro. A médica do setor era a Dra. Gisele que entrou em férias e NÃO FOI SUBSTITUÍDA, os pacientes do posto, do Setor 14 estão sem médico neste mês de outubro. Será que a Secretaria de Saúde não poderia ter remanejado outro médico para atender os pacientes? Um cartaz afixado na porta do Posto de Saúde confirma a situação. Outra placa avisa aos usuários que por motivo de reunião geral o posto ficaria fechado em determinado dia. Será mesmo que era necessário fechar o posto para se fazer uma reunião? Por que não fazer um rodízio para realizar a tal reunião? Como sempre sobra para o povo.




Polícia Militar – PREFEITURA

A antiga Base da Polícia Militar localizada na Rua Justino Cortegens no Jardim Cidade foi desocupada depois de diversos ataques as Bases da Polícia. Agora a Base está abandonada, cheia de pichações e tapumes. Entrando em contato com a PM a mesma disse que a casa que abrigava a Base não pertence a polícia e que talvez fosse de responsabilidade da prefeitura. A prefeitura por sua vez, diz que não é de sua responsabilidade. Afinal quem é o responsável pela casa onde abrigava a Base da PM em Barreiros? Que fim útil será dado à mesma? Na Bela Vista a Base que lá atendia a comunidade foi toda pintada e agora pertence ao SAMU. 

Solicitamos às autoridades que tomem uma posição e que o local seja utilizado de forma útil. Não queremos mais um local para vândalos e drogados.





TERRENO ABANDONADO NA PEDRO BUNN

Um terreno localizado na - Rua Pedro Bunn, ao lado do número 955 e 902 - está com o mato quase do tamanho de uma árvore. Os ratos fazem a festa e os ladrões também. Há alguns dias pelo menos quatro casas foram roubadas na rua e segundo a vizinhança o ladrão se escondeu no mato que abriga muitos pés de mamonas. O terreno não tem lixo, isto já é um avanço. Os vizinhos estão agindo com consciência. Só falta o dono do terreno tomar as providências cabíveis e MANTER O LOCAL LIMPO, CAPINADO E DESRATIZADO. Se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor. 




GRANDE VAZAMENTO DE ÁGUA – RUA DO POSTO DE SAÚDE

A água corria feito cachoeira, foram horas e horas com aquela água correndo rua abaixo. Grande desperdício. A CASAN demorou horas para chegar, a foto mostra o ocorrido, e a quantidade de água que em horas fez uma grande diferença. Hoje não damos importância para a água limpa que vai embora. Daqui a alguns anos veremos o quanto fomos negligentes com nós mesmos e com nossos filhos e netos. A água é um bem precioso. Segundo o site Brasil escola: 
“A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%.
Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.”
 Vamos ser conscientes, vamos fazer nossa parte. Pedimos a CASAN dar prioridades aos grandes vazamentos e se não for possível arrumar no local, o melhor é desligar mesmo. Melhor ficar algumas horas sem água do que sermos responsáveis pela sua exaustão. E nós cidadãos quando presenciarmos situações de vazamentos comuniquemos a CASAN. O número pode ser encontrado na fatura. Copie para seu celular. (De todas os casos postadas este é o único caso solucionado, mas não no tempo ideal)









PREFEITURA - CALÇADA QUEBRADA – VIADUTO DE BARREIROS

Em Barreiros, logo depois da saída do viaduto há uma grande extensão de calçada quebrada. Além de ficar esteticamente feio, o local guarda perigos. Tenho observado casos em que muitas pessoas tem sofrido quedas no local. Sem falar nas dificuldades de pessoas deficientes e de cadeirantes, mesmo os com cadeiras modernas passam dificuldades para passar pelo local. Solicitamos a prefeitura uma providência.


VEJA AS FOTOS em tamanho maior no link
http://gazetadopovosc.blogspot.com.br/2013/10/jardim-cidade-meu-bairro-minha.html

JARDIM CIDADE - Meu bairro, minha comunidade - Parte 1 - FOTOS GRANDES

 


















CONHEÇA O CASO
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8563196088318171147#editor/target=post;postID=4481513923940573561;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname