quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aulas de Surf gratuitas para jovens carentes em Florianópolis

Barra da Lagoa Fpolis - Programa Jovem Aprendiz -
 Foto: Gabriel Quintino

Projeto oferece aulas de Surf gratuitas para jovens carentes em Florianópolis

Muitos jovens não conheciam o mar até participarem desta atividade, vivenciando esta experiência pela primeira vez. A grande maioria dos jovens atendidos nesse projeto está por muitas vezes relacionados com as questões do limite, ou por nunca terem ultrapassado ou por viver intensamente ultrapassando-os. Muitos se encontravam em situação de extrema vulnerabilidade social, a mercê da violência e da criminalidade.

O Centro Cultural Escrava Anastácia é uma organização não governamental sem fins econômicos, que tem como objetivo a atuação educativa, com a finalidade de abrigar projetos e atividades educativas para os moradores de comunidades empobrecidas.  Dentre os projetos desenvolvidos, podemos falar das práticas de surf.

A vivência e a experiências da prática do surf, mostra e traz à tona, questões como o limite do ser humano, mostrando que há algo muito maior e muito mais forte que a gente, como a chamada força da natureza (onda, mar e correnteza), mostrando ao jovem, que nem sempre as coisas são como queremos, do jeito que queremos e na hora que queremos.
Percebe-se também que jovens com dificuldades de relacionamento no grupo ao entrarem na água, se tornam tão iguais aos outros num equilíbrio mutuo, todos na luta por uma onda, e isto traz a ideia de equilíbrio e potencialidade, possibilitando o rompimento daquilo que é exótico e até então impraticável dentro do mar e dentro do grupo. 
Sempre que desenvolvemos uma atividade de surf nos grupos de jovens, percebemos no decorrer das outras atividades que a resposta do grupo é sempre muito positiva, no que diz respeito, ao estreitamento das relações entre os jovens e os educadores e no estreitamento das relações dos jovens para com os jovens, bem como o desenvolvimento de um trabalho muito mais coletivo do que individual. Percebe-se também o apoio mutuo dos participantes e em consequência disto à implementação, da ideia de trabalhar em grupo. Possibilitando a identificação e criação do espírito de equipe. O desenvolvimento da atividade de surf, além de trabalhar estas questões acima relacionadas, possibilita entrar no contexto psicossocial de cada jovem. Percebendo dentro de sua subjetividade seus anseios, tensões, angústias e conflitos. Que na maioria das vezes nas atividades em aulas teóricas não aparecem e nem sempre são contextualizadas.