domingo, 19 de maio de 2013

Seminário “Brasil, brasis”- “A ABL e os acordos ortográficos”.







“A ABL e os acordos ortográficos” será o tema do segundo debate de 2013 do “Seminário Brasil, brasis” da Academia Brasileira de Letras. A coordenação é do Acadêmico Arnaldo Niskier. Os participantes serão os Acadêmicos Domício Proença Filho e Evanildo Bechara. O evento está programado para o dia 23 de maio, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da  ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL, disse que fará no seminário um histórico dos acordos, desenvolvendo um tema que abrange a apreciação sobre os anteriores até o último – que entraria em vigor em janeiro deste ano, mas foi adiado pelo governo para 2016.
De acordo com o Acadêmico, filólogo e lexicólogo Evanildo Bechara, responsável pelo setor, a proposta é a “de mostrar as qualidades intrínsecas que o acordo traz de simplificação do sistema ortográfico vigente no Brasil e em Portugal. O acordo trabalha nos dois sistemas (Brasil de 1943 e Portugal de 1945). Um exemplo clássico é o caso do hífen, a maior dor de cabeça do pessoal hoje”, afirmou.

Fonte: Academia Brasileira de Letras
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=14857&sid=960