sexta-feira, 5 de abril de 2013

Família Schurmann embarca na Expedição Oriente




Foto Divulgação / Família Schurmann

A terceira volta ao mundo da Família Schurmann contará com o apoio de alunos, professores e pesquisadores da Estácio

A Família Schurmann partirá para mais uma navegação histórica e dessa vez a Estácio fará parte da jornada da família mais desbravadora do Brasil. Em sua terceira volta ao mundo, que terá início no dia 24 de novembro, o casal Vilfredo e Heloísa terá a companhia dos filhos Pierre, David, Wilhelm, além do neto Emmanuel Schurmann. Embarcados no veleiro Kat, eles farão a rota baseada na teoria de que os chineses foram os primeiros a contornar o globo.
Na fase preparatória da Expedição, a Estácio já participa ativamente com projetos envolvendo alguns cursos. Educação Física e Fisioterapia, por exemplo, estão elaborando o programa de preparação física dos tripulantes. Docentes de Design de Moda estão responsáveis pela criação de uma coleção ergonômica, estética e funcional que a família poderá vestir a bordo. E a turma de Farmácia tem pela frente o desafio da preparação de guias de riscos de interação medicamentosa.
Durante a Expedição, que terá a participação de docentes pesquisadores em alguns trechos da rota, estão previstos projetos vinculados às áreas de Engenharia Ambiental, que estudará a localização e avaliação de ilhas de lixo não recicláveis no Oceano Atlântico; Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, que farão um estudo sobre ecossistemas marinhos e relações com o meio ambiente; História e Geografia, que avaliarão aspectos socioculturais, históricos e geográficos das localidades da expedição; e Engenharia de Controle e Automação Industrial, que darão apoio à navegação e posicionamento marítimo.
Outros projetos com base na sistematização das informações disponibilizadas pelo site interativo da Expedição serão desenvolvidos envolvendo áreas de Direito, Psicologia, Engenharia, Pedagogia e Comunicação.
Os alunos da instituição também têm lugar cativo nesta viagem: eles terão acesso, em tempo real, a momentos importantes do roteiro, como se estivessem dentro da embarcação com a Família Schurmann. O conhecimento captado será usado para a produção de conteúdo multimídia para os cursos das áreas envolvidas. Além disso, os aspectos mais importantes desse conhecimento também serão compartilhados com a sociedade, através de aplicativos gratuitos.
“A parceria com a Família Schurmann é um dos grandes projetos da Estácio em 2013. Tem um significativo altamente simbólico para nossa instituição porque se ancora em valores muito caros para nós e para nossos quase 280 mil alunos em todo o país. O projeto Expedição Oriente está firmemente apoiado no sonho, na busca pelo novo, na capacidade de superação, na obstinação, na crença e na vitória. Na educação, da mesma forma, estes valores são pressupostos na formação para o trabalho e para a vida cidadã. Será uma viagem inesquecível para o Grupo Estácio”, diz Rogério Melzi, presidente do Grupo Estácio.

Fonte: Comunicação Corporativa da Estácio
Veja também
Família Schurmann sairá em novembro para terceira volta ao mundo