quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sugestões de filmes sobre índios

O filme "Xingu" (2012), que está em cartaz nos cinemas, conta a história de três irmãos que, nos anos 1940, se alistam na Expedição Roncado- Xingu pelo centro-oeste do Brasil e se envolvem na defesa dos povos indígenas.

Tainá (2001) é uma indiazinha de 8 anos que vive na Amazônia, e faz de tudo para salvar seu macaquinho das garras de traficantes de animais.


Filmes:

No filme "A Missão" (1986), Robert De Niro (foto) interpreta um padre jesuíta que luta para defender os índios na fronteira entre Brasil e Paraguai, no século XVIII.

Os índios maias são o tema de "Apocalyto" (2006), que narra a trajetória de um homem que é capturado para um sacrifício da civilização, mas consegue escapar e inicia uma jornada para tentar salvar sua família.

Um soldado, na Guerra Civil Americana, conhece uma tribo de índios sioux e se torna um grande amigo deles em "Dança com Lobos" (1990).


Em "Caramuru - A Invenção do Brasil" (2001), Selton Mello, Deborah Secco e Camila Pitanga vivem um triânculo amoroso, no qual ele é o homem branco que acabou de chegar ao Brasil no século XVI, encontrando de cara as duas índias.

Dustin Hoffman (com o ator Martin Balsam) é o protagonista de "Pequeno Grande Homem" (1970), sobre um homem que é capturado e criado pelos índios e se casa com uma índia, que acaba morta por um general. A partir daí, ele se junta à batalha contra o homem branco.

"O Último dos Moicanos" (1992) conta a história de um homem branco criado com os índios nos Estados Unidos que tenta defender sua tribo de ataques em meio à guerra entre franceses e ingleses no século XVIII.

"Floresta das Esmeraldas" (1985) é um filme americano que se passa na selva amazônica, cuja trama gira em torno de um engenheiro que veio ao Brasil para trabalhar na construção de uma hidrelétrica, e teve seu filho sequestrado por uma tribo de índios. Dira Paes, na época com 15 anos, participa do filme.

"Iracema, a virgem dos lábios de mel" (1979) é a adaptação cinematográfica do famoso romance de José de Alencar.



Baseada na obra de José de Alencar, a trama de "O Guarani" (1995) gira em torno da batalha entre os índios Aimorés e os Goytacazes e a paixão entre o índio Peri e a jovem de origem portuguesa Ceci.

O filme "Kuarup" (1989) conta a história do padre pernambucano Nando, suas lutas políticas e sua paixão pela jovem Sônia.

Hans Staden narra a trajetória do soldado e marinheiro alemão que é capturado por uma tribo brasileira no século XVI.




Polícia Civil prende um dos suspeitos de tentativa de latrocínio ocorrido em Camboriú

FOTO: Site Polícia Cívil de SC



Fonte: Site Polícia Cívil de SC


Camboriú – A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação Criminal (SIC) de Monte Alegre, prendeu preventivamente Douglas Andrade de Souza, vulgo “B2”, 20 anos, pelo crime de dupla tentativa de latrocínio, no Vale do Itajaí.
B2O crime havia ocorrido no ano passado, no dia 5 de novembro, depois que um adolescente havia sido assaltado por Douglas Andrade Souza e Diego Dias, 24 anos. Na ocasião, os dois assaltantes haviam levado a bicicleta do adolescente de 14 anos.
Tanto o adolescente quanto alguns familiares foram atrás dos assaltantes para recuperar a bicicleta, mas foram recebidos com disparos de arma de fogo. Dois dos tiros acertou um dos familiares, que acabou tendo os seus membros inferiores amputados, e o outro foi disparado contra o adolescente.
Diego_Dias_-_ForagidoDepois de iniciada as investigações e feita a identificação dos dois autores do crime, os Policiais cumpriram o Mandado de Prisão Preventiva para “B2” na noite da última terça-feira (17), no centro de Balneário Camboriú. Já o autor dos disparos, Diego Dias, encontra-se foragido. Ambos foram indiciados pelo crime de dupla tentativa de latrocínio.

“Colabore com a Polícia Civil.
 Denuncie. Disque 181.”